quarta-feira, 10 de março de 2021

Mulheres Importantes da História

 Isaac:

Miriam Makeba

4 de março de 1932 (Johanesburgo, África do Sul) – 9 de Novembro de 2.008 (Castel Volturno, Itália)
Também chamada de "Mama Africa" foi uma cantora, compositora, atriz, embaixadora da boa vontade da ONU e ativista pelos direitos humanos e contra o apartheid sul-africana. Seus gêneros musicais incluíam o jazz, World Music e Afro-Pop. “Vou continuar cantando, dizendo a verdade.”


Gabriel A.:


Isabela P.:
Valentina Vladimirovna Tereshkova
(Maslennikovo, 6 de março de 1937)
Primeira cosmonauta e a primeira mulher a ter ido ao espaço, em 16 de junho de 1963, na nave Vostok 6. Aos 24 anos, em 1961, começou a estudar para se qualificar como cosmonauta. Em 1962, ela foi admitida como cosmonauta, junto a mais quatro mulheres – das quais apenas ela acabou indo ao espaço – sendo a menos preparada de todas, sem educação universitária, mas uma paraquedista experiente.
 

Gabriel E.:

Margaret Hilda Thatcher
(Grantham, 13 de outubro de 1925 — Londres, 8 de abril de 2013) 
Foi uma política britânica que exerceu o cargo de primeira-ministra do Reino Unido de 1979 a 1990 e líder da Oposição entre 1975 e 1979.


João:

Enedina Alves Marques
(13 de janeiro de 1913, Curitiba, Paraná - 1981, Curitiba,Paraná)
Formou-se em Engenharia Civil em 1945 pela Universidade Federal do Paraná, entrando para a história como a primeira mulher a se formar em engenharia no estado e a primeira engenheira negra do Brasil.

Melissa:


Cecília Meireles
 (Rio de Janeiro, 7 de novembro de 1901 – Rio de Janeiro, 9 de novembro de 1964)
Foi uma jornalista, pintora, poeta, escritora e professora brasileira. Com 18 anos de idade, em 1.919, publicou seu primeiro livro de poemas: Espectros. Foi também tradutora, ela conhecia: inglês, francês, italiano, russo, hebraico e dialetos do grupo indo-iraniano, tendo aprendido ainda o sânscrito e o hindi.

Júlia:

Maria Quitéria de Jesus
(27 de julho de 1792 – 21 de agosto de 1853)
Foi a primeira mulher a fazer parte do Exército Brasileiro. Considerada a heroína da Independência, a baiana fingiu ser homem para poder entrar nas Forças Armadas.

Davi:


Joana d’Arc
(Domrémy, 1412 -  Rouen, 30 de maio de 1431)
 Foi uma camponesa que teve participação relevante na Guerra dos Cem Anos, um conflito dinástico que se estendeu ao longo de 116 anos. Aos 16, ela decidiu tomar parte na guerra e foi fundamental para duas vitórias expressivas da França: em Orleans e em Reims. Capturada pelos ingleses, foi julgada e condenada à morte na fogueira por bruxaria, sendo executada aos 19 anos de idade. No final, o fato de usar roupas masculinas e a alegação de que ouvia vozes se tornaram os fatores para a sua condenação.

Thyago:


Isabela C.:

Ana:

Sarah:

Malala Yousafzai
(Vale do Swat, norte do Paquistão, 12 de julho de 1997).
Militante dos direitos das meninas de ir à escola. Aos 17 anos, é a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz. Em 2008, o Talibã destruiu 150 escolas para meninas no Paquistão. Malala ia para o colégio com o uniforme escondido dentro da mochila, para não ser atacada. Em outubro de 2012, quando já dava entrevistas e aparecia na televisão defendendo o direito das meninas à educação, recebeu três tiros contra sua cabeça, no momento em que estava dentro do ônibus que a levaria para a escola.


Raul:

Mae Carol Jemison
(Decatur, Alabama, 14 de Outubro de 1956).
É uma médica, engenheira e ex-astronauta estadunidense. Foi a primeira mulher negra a ir para o espaço quando serviu como especialista de missão a bordo do ônibus espacial Endeavour. Se uniu ao grupo de astronautas da NASA em 1.987 e orbitou a Terra dos dias 12 a 20 de Setembro de 1.992.

Eloah:

Marta Vieira da Silva
(Dois Riachos, Alagoas, 19 de Fevereiro de 1986).
Jogadora de futebol brasileira, é uma tacante que já ganhou cinco vezes o título de melhor jogadora do mundo, um recorde. É a maior artilheira da história das copas do mundo de futebol feminino e a maior artilheira da história da seleção brasileira contando a masculina e a feminina, é maior do que Pelé.

Giovana:

Pedro:
Chica da Silva
(Serro, Minas Gerais, 1732-1796).
Foi uma escrava alforriada que viveu no Arraial do Tijuco (atual Diamantina), durante a segunda metade do século XVIII. Filha de uma escrava africana e de um português, foi vendida por seu pai. Mais tarde foi comprada pelo contratador João Fernandes de Oliveira que a alforriou.  Chica teve treze filhos, lutou contra os preconceitos da época e dedicou sua vida a dar boa educação a todos os seus filhos.

Kauã:
Maria da Penha
(Ceará, 1º de Fevereiro de 1945)
É uma ativista brasileira, vítima de violência doméstica, que lutou para que seu agressor fosse preso. Sua luta em nome das mulheres vítimas de violência doméstica resultou na criação da Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340), sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Hoje é líder no movimentos de defesa dos direitos das mulheres.

Diego:

Sofia Ionescu-Ogrezeanu
(Fălticeni, 25 de abril de 1920 – Bucareste, 21 de março de 2008)
Foi a primeira mulher neurocirurgiã do mundo fez o vestibular para a faculdade de medicina quando tinha 16 anos. Em outubro de 1943, ela entrou no Hospital Nr. 9, em Bucareste, para estagiar. Em 1944, durante o bombardeio da cidade, ela foi obrigada a realizar uma cirurgia cerebral de emergência em um garoto ferido devido à falta de cirurgiões. No ano seguinte, tornou-se cirurgiã. Por 47 anos, Sofia foi neurocirurgiã no Hospital Nr. 9, na chamada  "equipe de ouro”. Sofia enfrentou preconceito até mesmo entre os colegas de profissão. Salvou centenas de vidas até sua aposentadoria forçada em 1990, devido a uma catarata que a incapacitou para o trabalho cirúrgico. Ela continuou, entretanto o trabalho científico, escrevendo artigos e dando contribuições para a neurociência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo de Super trufo

33 cartas  Impressão de 11 jogos frente e verso Acabamento: Plastificação